Descrição
O Cloreto de Magnésio está presente em alimentos vegetais verde-escuros (o magnésio é constituinte da clorofila), legumes, peixes, oleaginosas, leite e derivados, leguminosas, cereais integrais e cacau¹.
Com o envelhecimento, o conteúdo total de magnésio no organismo tende a diminuir. Na idade adulta, o balanço diário de magnésio é, portanto, dependente da interação entre diversos tecidos, tais como intestino, rins, osso e tecidos moles com o líquido extracelular, por meio dos mecanismos de absorção, excreção, mineralização, desmineralização e transporte, mantendo sempre o magnésio dentro de uma faixa estreita de concentração no sangue¹.
O magnésio pode atuar como cofator em mais de 100 reações enzimáticas, incluindo transporte iônico transmembrana de cálcio, sódio, cloretos e potássio, metabolismo da adenosina trifosfato (atp), utilização de carboidratos e síntese de gorduras, proteínas e ácidos nucleicos¹.
As altas ingestões de cálcio, proteína, vitamina D e álcool e o estresse físico ou psicológico podem aumentar as necessidades de magnésio¹.